JCDS - 2017-04-03
A marca lendária que moldou a forma de fazer guitarras de corpo sólido
Leo Fender, foi o fundador e idealizador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company. Atraído pela ideia de construir uma guitarra elétrica de corpo maciço, começou a fazer contato com músicos de country e blues, sondando a receptividade que teria seu projeto. Tornou-se um mito entre músicos, que vem sendo nutrido de geração em geração, a Fender já tem seu lugar cativo entre os guitarristas e ainda consegue manter seu forte apelo entre os músicos iniciantes. Isso não poderia ser diferente ao se considerar uma marca que foi imortalizada por guitarristas como Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Keith Richards e Muddy Waters.
Fender Telecaster
A Telecaster é a guitarra mais antiga da Fender, foi projetada em 1948 por Leo Fender, tendo em mente um produto de produção em massa e pode ser considerada a primeira experiência para se chegar à Stratocaster. Seu design e construção são simples, originalmente era um corpo em pinho e braço em uma peça de Malple com escudo em baquelite branco. O nome original dado a guitarra foi Fender Esquire e esta possuía apenas um captador, na posição da ponte. Logo em seguida foi lançada a versão com dois captadores, chamada Dual Esquir, ambas possuíam corpo mais fino, de uma polegada e meia, e tinham acabamento preto. Também não possuíam o tensor para ajuste do braço, fazendo com que a maioria guitarras fossem devolvidas devido a empenamento.
Leo Fender, a princípio, acreditava que seria mais fácil simplesmente repor um braço empenado do que fazê-los com um tensor instalado de fábrica. Aproximadamente 60 unidades foram produzidas até que em junho de 1950 a Dual Esquire foi relançada com um novo nome: Broadcaster, agora feita em Ash com acabamento "butterscotch blonde", escudo de fibra vulcanizada preto e tensor ajustável. Porém, a Gretsch já havia uma linha de baterias com o mesmo nome, após alguns meses em que a guitarra foi lançada sem nome no headstock, hoje em dia essas guitarras tem altíssimo valor colecionável e são conhecidas como "NoCaster", em meados de 1951 foi definitivamente batizada de Telecaster.
Apesar de não ter sido a primeira guitarra elétrica de corpo sólido a ser lançada, a Telecaster foi revolucionaria, pois possuía uma personalidade sonora contrária às outras guitarras elétricas da época, que tinham som grave e abafado, mais voltado para o jazz.
Característica Sonoras
A Telecaster normalmente apresentam a possibilidade de se passar o encordoamento por dentro do corpo ou apenas fixo pela ponte. No caso do string though body (corda que passa por dentro do corpo), são obtidos mais sustain e graves no instrumento. Com dois captadores single coil e uma chave seletora de três posições, a Telecaster tem uma característica de som mais “magro” e um campo de timbres mais reduzido.
É uma prática comum acrescentar um captador no meio da tele pra dar uma maior versatilidade de timbres, essa configuração é chamada de Nashville, nome dado por ser uma modificação comum pedida pelos músicos de estúdio de Nashville, atualmente existem modelos que já vem com essa configuração de fábrica.
A Telecaster mais conceituada é de 1952, neste modelo o captador do braço possui um som mais aveludado e o captador da ponte possui um som mais agudo. É uma guitarra que foi imortalizada e até hoje é muito cobiçada.
Apesar de ser o símbolo do country e Telecaster é vastamente utilizada em outros estilos como o Blues, Rock e até mesmo Jazz. Guitarrista como Muddy Waters, Keith Richards, Albert Collins, Robben Ford, Brent Mason, Richie Kotzen e Andy Summers, são exemplos de como a Telecaster pode ser versátil e produzir um sol poderoso.
Fender Stratocaster
Em 1954, três anos depois do início da produção da Telecaster, foi lançada a Stratocaster, que se tornou a guitarra mais popular mundialmente. O corpo da Stratocaster foi inspirado no corpo do Fender Precision Bass e seu sistema de alavanca foi desenhado e criado inteiramente por Leo Fender. Seu headstock (mão), mais largo que o da Telecaster, foi desenvolvido pelo fato de que vários músicos da época não gostarem do headstock fino e estreito da Telecaster. A disposição das tarraxas na mão da guitarra em linha reta, mantendo as cordas retas mesmo após o nut, minimizava as desafinações decorrentes do uso da alavanca.
As primeiras Stratocaster possuíam o escudo de apenas uma camada, atualmente o escudo é composto por uma camada preta no meio de duas brancas ou vice versa, para enrijecer o material, o que fez com que ao envelhecessem e deformassem. Inicialmente também, elas continham chave de três posições para seleção dos captadores, a disposição possível era: captador da ponte, do meio ou do braço. Entretanto alguns músicos descobriram que deixar a chave em uma posição intermediária, ligava dois captadores, como o da ponte e do meio por exemplo, criando um som único e diferente.
Vale lembrar que nesta época os captadores do meio eram comuns, iguais aos do braço, enquanto que atualmente os captadores do meio são enrolados ao contrário e tem polo invertido, para funcionar da mesma maneira que os captadores Humbuckers, eliminando assim os ruídos, mas uma sonoridade diferente. As Chaves atualmente são de cinco posições, assim as posições intermediárias, dois e quatro, são comuns atualmente, e as posições um, três e cinco compreendem respectivamente os captadores do braço, meio e ponte.
Característica Sonoras
Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico. Que falasse baixo e alto, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então, introduziu a alavanca, uma inovação na altura, o que permitia uma grande distorção do som, mas não causava a desafinação da guitarra.
Leo Fender, ao projetar a Stratocaster, queria um instrumento que não perdesse os agudos e que possuísse graves mais poderosos que as estridentes Telecasters. Seu timbre é bastante limpo e cristalino, gerando um timbre estalado e com graves muito presentes, e com o som conhecido como “quack”, timbre estalado e cru, característico. A Fender Stratocaster introduziu neste modelo uma série de inovações, onde podemos destacar o trêmulo: ponte com alavanca que permite uma série de técnicas de execução como vibrato, bend release e reverse bend.
Por ser um modelo de guitarra muito versátil, a Stratocaster combina com muitos estilos, sendo utilizada por guitarristas de gêneros musicais bem distintos. São mais utilizadas para tocar rock, blues, funk e pop. Entre os guitarristas mais conhecidos que usaram e usam a Stratocaster, temos o antológico Jimi Hendrix; o bluesman Steve Ray Vaughan, com uma pegada muito forte e mais pesada; Buddy Guy, outro bluesman com uma pegada mais melódica e o psicodélico David Gilmour. Podemos destacar também, os “strateiros” Eric Clapton, Jeff Beck, Eric Johnson e Yngwie Malmsteen
Fender Jazzmaster
A Jazzmaster foi projetada como uma edição mais cara para o Fender Stratocaster. Lançada no NAMM Show de 1958, foi inicialmente direcionada para guitarristas de jazz, mas encontrou admiradores entre os guitarristas de rock de surf music no início dos anos 1960. O contorno de seu corpo foi projetado para tocar a guitarra em uma posição sentado, como muitos artistas de jazz e blues preferem fazer. Possui o comprimento de escala de 25,5 polegadas, o mesmo da Telecaster e Stratocaster, e circuito de ritmo com controles independentes de volume e tom, também possui ponte com alavanca, mas com construção diferente da Stratocaster.
Uma das características notáveis do Jazzmaster é o seu circuito, com os controles e interruptores deslizante na extremidade superior do pescoço. O interruptor deslizante seleciona entre dois circuitos de captação diferentes, os circuitos "lead" e "rhythm". Como uma concessão a sua audiência mais conservadora, a Jazzmaster foi a primeira guitarra Fender com escala de rosewood em vez do maple. O rosewood tornou-se um material padrão para a escala de outros modelos da Fender por volta de 1959.
A produção da Jazzmaster foi interrompida oficialmente em setembro de 1980, mas desde então tem sido relançada em muitas formas e modificações. Foi reintroduzida em 1984 como um modelo de reedição de 1962 da fábrica japonesa da Fender. A versão americana da série Vintage foi introduzida em 1999.
Característica Sonoras
Uma das características do Jazzmaster é sua ressonância de cordas, este modelo mantém o timbre “mais estalado”, um som mais “magro” com dois captadores single coil. Os captadores Jazzmaster são muitas vezes confundidos com os captadores P-90 da Gibson. Embora pareçam similares, são construídos diferentemente, o tipo de enrolamento da bobina dos captadores da Jazzmaster, gera um tom mais gordo e quente sem perder a sua clareza. A Jazzmaster tem um tom mais suave, “jazzier” do que o Stratocaster, embora não fosse aceito extensamente por músicos do jazz, tem presença marcante no cenário indie. Entre grupos que usam esse modelo, estão The Ventures, The Surfaris, The Fireballs, Sonic Youth, Dinosaur Jr e Yo La Tengo.
Fender Jaguar
A Jaguar é para a Jazzmaster assim como a Stratocaster é para a Telecaster, é uma guitarra que tem no design seu maior apelo. Apesar de ter apenas dois captadores, a madeira mais densa e pesada utilizada na construção do corpo amplia a variação de timbres desse instrumento. Sua aparência é semelhante a Jazzmaster, embora seja fisicamente diferentes em muitos aspectos técnicos.
Foi lançada em 1962, projetada para atrair músicos que utilizavam Gibson, durante sua produção inicial, a Jaguar não vende tão bem quanto a Stratocaster e a Telecaster, alcançou sua popularidade mais notável na cena na surf music. A Fender Jaguar é caracterizada por um sistema de comutação relativamente incomum, assim como a Jazzmaster, possui dois circuitos separados para "lead" e "rhythm". Possui escala de 24 polegadas, considerada de tamanho médio. A Jaguar foi retirada de produção em 1975, mas guitarras vintage tornaram-se popular com guitarristas de punk rock, e mais ainda durante o rock alternativo e indie dos anos 80 e 90. A Fender lançou uma versão no Japão em meados da década de 1980 e, em seguida, introduziu uma reedição em 1999 nos EUA.
Característica Sonoras
A Jaguar rapidamente conquistou um lugar na então emergente cena da Surf Music, unindo-se aos modelos já associados ao estilo musical, a Jazzmaster, a Mosrite e a Stratocaster. Voltou a se popularizar no início dos anos 90 utilizada por muitas bandas de rock da época como Nirvana, Sonic Youth, Teenage Fanclub, Swervedriver e Curve. Uma das razões pelas quais a Jaguar foi utilizada por artistas de rock indie são as possibilidades sonoras oferecidas pela construção da ponte. A ponte e unidade de vibrato da Jaguar e da Jazzmaster ajudam a produzir ressonância diferenciada, uma vez que existe um considerável comprimento de corda entre a ponte e o tailpiece.
Os punks e os roqueiros de uma nova geração, como Tom Verlaine da banda Television, adotaram a Jaguar por razões contrárias e econômicas. Sua falta de uso mainstream fez isso tanto uma declaração de estilo como de guitarras mais baratas de qualidade comparável. Na década de 1990 a popularidade do Jaguar e Jazzmaster explodiu depois que elas foram adotadas por guitarristas como Scott Hill, John Squire, Kurt Cobain, Kevin Shields, Black Francis, J Mascis, Thurston Moore e John Frusciante. Apesar disto, as Jaguars ainda conseguem muito menos adeptos do que Telecasters e Stratocasters.
Fender Mustang
A Mustang foi introduzida em 1964 como uma linha estudante, composta pela Musicmaster e Duo-Sonic, que foram redesenhadas aproveitando-se o corpo da Fender Mustang. A escala curta podia ser de 22,5 ou 24 polegadas, ou seja, o braço era mais curto que na famosa Stratocaster. Em 1982 a Fender encerrou a produção da Mustang, o que tornou as fabricadas nesse período muito valorizadas entre colecionadores. A Mustang ganhou status cult no início dos anos 90 com Kurt Cobain, que a tinha como guitarra favorita. Aproveitando a popularidade crescente a produção foi retomada na fábrica no Japão.
Característica Sonoras
A Fender Mustang possui dois captadores single coil (bobina simples) angulados com seletores individuais, um controle de tom e um de volume. Os seletores permitiam usa-los em série ou em paralelo, e também fora de fase. A ponte utilizada é chamada de Fender Dynamic Vibrato, uma ponte do tipo flutuante, que permite o vibrato. Alguns músicos famosos que já utilizaram a Fender Mustang foram Kurt Cobain do Nirvana e John Frusciante do Red Hot Chili Peppers.
Como qualquer marca, a Fender moderniza suas guitarras e seus equipamentos, mas por conta do timbre, com uma característica de som mais aberto e estalado e sua vibe vintage, é comum que as Fender antigas sejam as mais procuradas. Existem lojas que só vendem essas relíquias, muitas a preços impressionantes.