JCDS - 2017-02-06
Mais que um efeito musical: o efeito de modulação que inovou o modo de tocar guitarra
Tremolo é um efeito de modulação causando pela de oscilação do volume de uma nota, consiste na rápida repetição de um ou mais sons, sem divisão rítmica, para produzir um efeito trêmulo. Algumas guitarras possuem pontes com alavanca, erroneamente chamadas de trêmulo, que permite alterar a tensão das cordas e criar efeitos conhecidos como vibrato. Este uso não padrão do termo "trêmulo" refere-se a pequenas variações na frequência da nota.
O tremolo foi criado em 1624 por Claudio Monteverdi no início do século XVII e descrito como semicolcheias repetidas, presumivelmente tocado com regularidade rítmica, sua intenção é de adicionar intensidade dramática ao acompanhamento de cordas e contraste com traços regulares e tênues. Quatro outros tipos de tremolos históricos, incluem o tremolo ondulado obsoleto, o tremolo curvado, o tremulo digitado e o tremolo curvado e com dedos.
Existem duas maneiras de se executar o tremolo:
A primeira é uma reiteração rápida de uma única nota, particularmente usado em instrumentos de cordas friccionadas, movendo rapidamente o arco para frente e para trás, e cordas dedilhadas como harpa, em que uma única nota é repetida rapidamente por várias vezes, também é possível no violão e na guitarra. Entre duas notas ou acordes em alternância, que é mais comum em instrumentos de teclas, como o piano e o acordeon.
A segunda é trabalhar na variação na amplitude, como produzido em órgão ou usando efeitos eletrônicos em amplificadores de guitarra e pedais de efeitos, que rapidamente transformam o volume de um sinal para cima e para baixo, criando um efeito "tremido".
Na notação musical, o tremolo costuma ser notado com traços horizontais nas hastes das notas. Geralmente, são três traços, exceto na nota que já possui linhas de união ou bandeirola: as concheias, possuem duas barras adicionais, e as semicolcheia possuem uma. No caso de semibreves, que não possuem hastes, os traços ou barras são desenhados acima ou abaixo da nota. Como há ambiguidade, quanto há tremolo em notas fusas, com a repetição de três barras, é adicionada a abreviação trem., às vezes. Em músicas mais lentas, quando há uma chance real de confusão, traços adicionais podem ser utilizados.
Se o tremolo estiver entre duas ou mais notas, ambas as notas recebem o valor total da passagem e as barras são desenhadas entre elas: em algumas músicas, um tremolo com mínimas é desenhado com os traços ligando as duas notas juntas como se fossem vigas.