Artigos e Notícias

JCDS - 2017-04-03

Os modelos de guitarra da Gibson

A marca lendária que fez história e construiu um dos modelos de guitarras mais icônicos do mundo



Os modelos de guitarra da Gibson

A Gibson Guitar Corporation, atualmente instalada em Nashville no Tennessee, é uma empresa fabricante de guitarras e outros instrumentos que são vendidos sob uma variedade de marcas diferentes. A empresa foi fundada por Orville Gibson, que produzia bandolins no final dos anos 1890. Ele inventou as guitarras semiacústicas com o mesmo tipo de tampo arqueado encontrado nos violinos, a partir de 1930, a companhia também tinha feito violões com o mesmo tipo de tampo, como também foi uma das primeiras a disponibilizar no mercado guitarras semiacústicas. Com uma história de mais de cem anos, Gibson tem sido um dos mais notórios fabricantes de violão e guitarra elétrica do mundo, esteve na vanguarda da inovação com relação às guitarras acústicas e de corpo sólido. Em 1952, a Gibson introduziu sua primeira guitarra de corpo sólido, a Les Paul, projetada por Ted McCarty e Les Paul.

Les Paul

Gibson Les Paul

A Gibson Les Paul possui um dos mais conhecidos designs de guitarra elétrica de corpo sólido. Foi desenvolvida no começo dos anos 1950 e se tornou um dos mais duradouros e populares modelos de instrumentos no mundo. Seu design foi deixado praticamente intocado por quase 50 anos.

O modelo Les Paul representa uma parceria entre a empresa de guitarras Gibson, sob a presidência de Ted McCarty, e o astro pop, inventor em eletrônica e guitarrista de jazz, Les Paul. Na verdade, o Les Paul apresentou um protótipo a diretoria da Gibson e, para sua decepção, a guitarra não agradou e foi deixada de lado pois o foco naquela época era para guitarras semiacústicas da própria Gibson. Curiosamente, Les Paul havia apresentado sua invenção primeiro para uma outra fábrica, a Epiphone, que também rejeitou o projeto.

Mas, em 1950 a Fender lançou a Telecaster, que inicialmente se chamava Broadcaster, e como logo se tornou um sucesso de vendas, a Gibson então resolveu investir na Les Paul, que acabou se tornando um ícone e um sucesso de vendas.

Característica Sonoras

Uma das características marcantes da Les Paul é sua sonoridade forte, devido aos dois captadores do tipo humbucker, aliados ao tipo da madeira do corpo e do braço no processo de confecção. Além de seu inconfundível timbre encorpado e aveludado, a Les Paul possui uma personalidade incomparável para muitos guitarristas, independentemente do estilo musical. Executar ao menos uma canção com uma Les Paul é garantia de glamour e bom gosto ou um complemento sonoro e visual a qualquer show.

Estilos musicais onde são mais utilizadas são o rock e blues.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou utilizaram: Billy Gibbons, Joe Perry, Jimmy Page, Randy Rhoads, Gary Moore, Zakk Wylde, Warren Haynes e Slash.

SG

Gibson SG

Em meados de 1960 a Gibson sentiu que o modelo Les Paul já estava perdendo o seu apelo, e decidiu mudar o design. Este novo design foi oficialmente lançado no modelo Les Paul especial de 1961. A ideia principal era competir com a Fender Stratocaster de cutaway duplo. Depois que o contrato de Les Paul com a Gibson terminou em 1962, a guitarra foi renomeada para "SG", abreviação para "solid guitar", ou "guitarra sólida", no final de 1963.

Característica Sonoras

Tem um som bem similar à Les Paul, mas com menos proeminência de graves, devido ao corpo mais fino, com quantidade menor de madeira. Possui captadores com saída moderada ou baixa, o que faz com que os captadores dessa guitarra soem mais limpos que os da Les Paul.

Estilos musicais onde são mais utilizadas são o rock e blues.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou utilizaram: Angus Young, Tony Iommi, Frank Zappa, Derek Trucks, Eric Clapton (na fase Cream), Carlos Santana (no início da carreira)

Flying V

Gibson Flying V

O primeiro protótipo da Flying V foi feito em 1957, que junto com a futura, Explorer e a Moderne, iniciaram uma linha da guitarras com design mais modernos, desenhadas pelo então presidente da corporação, Ted McCarty. Estas guitarras vieram com o propósito de dar uma cara mais futurista à Gibson, mas elas inicialmente não vingaram. Depois do seu lançamento, em 1958, a linha foi interrompida em 1959.

No meio dos anos 1960, guitarristas como Albert King, Lonnie Mack, Dave Davies e Jimi Hendrix, na procura de um visual mais arrojado e um som mais poderoso, começaram a usar Flying V. O interesse fez com que a Gibson pensasse em relançar o modelo. Em 1967, um novo modelo da Flying V foi lançado, com um escudo maior e uma nova ponte, tradicional da Gibson, mas alguns modelos possuem um sistema de vibrato com alavanca.

Característica Sonoras

A Flying V se aproxima muito em peso da LP, alguns até a consideram mais pesada, porém é uma guitarra extremamente versátil, que proporcionam um timbre punch, com timbres mais suaves quando necessário, possui fiação individual para os controles de Volume e Tone com knobs.

Estilos musicais onde são mais utilizadas: Metal, Hard Rock e Rock n' Roll.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou a utilizaram: Jimi Hendrix, Randy Rhoads, Kirk Hammet, Lenny Kravitz e Kerry King.

Explorer

Gibson Explorer

A Explorer foi lançada em 1958, mesmo ano de lançamento da Flying V, ambas eram um projeto futurista de corpo de guitarra. A execução inicial do Explorer não teve êxito, e o modelo foi descontinuado em 1963. Em 1976 a Gibson a reintroduziu a Explorer, depois que outros fabricantes de guitarra tiveram sucesso vendendo modelos similares. A Explorer korina de 1958-59 é uma das guitarras mais valiosas no mercado, classificada em quarto lugar no top 25 em 2011 publicado pela Vintage Guitar. Apenas 22 foram fabricadas nos seus primeiros dois anos, 19 em 1958 e 3 em 1959.

Característica Sonoras

A Explorer tornou-se popular entre os músicos de hard rock e heavy metal nos anos 1970 e 1980. Os modelos atuais da Explorer, tem consideravelmente mais agudos, também vem com captadores de alta saída, projetados pra dar mais distorção no amplificador, como os 500T e 496R.

Estilos musicais onde são mais utilizadas: Metal, Hard Rock e Rock n' Roll.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou a utilizaram: Allen Collins, Eric Clapton, Matthias Jabs, James Hetfield, Steve Clark e The Edge.

Moderne

Gibson Moderne

A Gibson Moderne é conhecida como a enigmática, foi concebida como o terceiro membro do trio de guitarras da nova série modernista da Gibson, protótipos que foram exibidos no show NAMM 1957, o Moderne foi originalmente destinada a ser a irmã da Flying V e da Explorer, mas nunca atingiu tanto sucesso quanto as suas outras duas irmãs clássicas futuristas fizeram. Apesar de serem símbolos emblemáticos da guitarra rock de hoje, a Flying V e Explorer estavam muito à frente de seu tempo no final dos anos 50, e menos de 200 unidades de ambos os tipos foram feitas em seus três anos de execução, antes da exclusão do catálogo poucos anos depois.

Característica Sonoras

A Moderne possui corpo de korina ou mogno sólido, com braço na mesma madeira, e pintura âmbar translucida. Um par de clássicos '57 captura o som dos humbuckers originais PAF, estes captadores apresentam ímãs Alnico II, possuem um ataque alongado de baixos, semelhante ao Flying V, com agudos do tipo barbatana de tubarão. Possui a combinação usual da Gibson de dois humbuckers e ponte do tipo Tune-o-Matic.

Estilos musicais onde são mais utilizadas: Metal, Hard Rock e Rock n' Roll.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou a utilizaram: Billy Gibbons e Zakk Wylde.

Firebird

Gibson Moderne

A Firebird foi lançada em 1963, fez parte do grupo de novos estilos que a Gibson lançou durante a década de 1950 para competir com os instrumentos de corpo sólido da Fender. Após o sucesso com o Les Paul nos anos 50, a popularidade de Gibson começou a cair nos 1960s. Na época, o presidente da Gibson, Ted McCarty, contratou o designer de carros Ray Dietrich para projetar uma guitarra que tivesse apelo popular. Dietrich pegou o design da Explorer e arredondou as bordas assim, a Firebird parece uma Explorer com pontos mais suaves e bordas arredondadas. Os modelos Firebird foram os primeiros a possuir afinação pela parte de baixo do headstock, com tarraxas de banjo, onde as corda mais graves ficam mais longas que as cordas mais agudas, por este motivo as Firebirds também eram chamadas de “reverse”.

Característica Sonoras

A Firebird possui escala de 24,75 polegadas, seu corpo é composto por tiras de madeira longitudinais, sem emendas na junção entre o corpo e o braço, foi a primeira guitarra “neck-throug”, ou seja, o braço da guitarra passa pelo meio do corpo, faz parte do corpo, o que confere um maior sustain. Os captadores - único, dupla ou triplo - são menores que os captadores padrão da Gibson, possuem bobinas no formato mini humbucking, têm um ímã de barra que ativa os 6 polos. Os captadores Firebird originais também foram construídos sem quaisquer fixadores, não há parafusos, as bobinas são soldadas na carcaça dos próprios captadores.

Estilos musicais onde são mais utilizadas: Metal, Hard Rock e Rock n' Roll.

Exemplos de guitarristas que a utilizam ou a utilizaram: Dave Grohl, Kim Thayil, Brian Jones, Johnny Winter, Allen Collins.